Companhias aéreas cancelam voos por fumaça de incêndios no interior de SP


Ao todo, 36 cidades estão em estado de alerta máximo para queimadas

Azul, Latam e Voepass cancelaram voos devido à fumaça das queimadas no interior de São Paulo na manhã deste sábado (24). O Governo de São Paulo relatou que 36 cidades estão em estado de alerta máximo para incêndios florestais, e 17 municípios enfrentam focos ativos de incêndio.

A Azul informou que o voo AD4158, que partiu do Aeroporto de Viracopos para o Aeroporto de São José do Rio Preto, precisou retornar para Campinas “devido às condições climáticas adversas causadas por fumaça”. O voo AD 41111, que faria o trajeto inverso, foi cancelado pela empresa.

Segundo a Latam, o voo LA3971, programado para decolar de Rio Preto às 9h30 com destino ao Aeroporto de Congonhas, também foi cancelado por causa da fumaça. Os passageiros foram reacomodados em outro voo, que decolou às 12h57 de São José do Rio Preto e pousou em segurança na capital paulista às 13h51.

A Voepass cancelou o voo 2284, que estava programado para partir às 6h20 de Rio Preto para o Aeroporto de Guarulhos.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sobrevoou as regiões afetadas nesta manhã, acompanhado do coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Pereira.

De acordo com a Defesa Civil, mais de 7,3 mil profissionais e voluntários estão mobilizados para combater as chamas e orientar a população local. O Gabinete de Crise Emergencial, instalado na sexta-feira (23), continua ativo no âmbito da Operação SP Sem Fogo, com participação da Defesa Civil estadual, das secretarias da Segurança Pública (SSP), Agricultura e Abastecimento, e Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

As companhias aéreas ressaltaram que os clientes afetados receberam a assistência necessária e que todas as medidas estão sendo adotadas para garantir a segurança das operações. A GOL informou que não possui operações aos sábados em São José do Rio Preto.