Forças armadas israelenses dizem que Hezbollah preparava ataque contra o país
Na noite deste sábado (24), pelo horário de Brasília, o Exército de Israel iniciou um ataque contra o que as forças armadas do país classificaram como “alvos terroristas” no Líbano. Segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF), o Hezbollah estava “preparando o lançamento de mísseis e foguetes em direção ao território israelense”.
“Em uma ação de autodefesa para neutralizar essas ameaças, as Forças Armadas de Israel estão atacando alvos terroristas no Líbano, de onde o Hezbollah planejava seus ataques contra civis israelenses”, afirmou Daniel Hagari, porta-voz das forças armadas israelenses.
No domingo (25), pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, foram suspensos, conforme comunicado da autoridade aérea do país.
Nas Colinas de Golã, ocupadas por Israel, as autoridades locais orientaram os moradores a ficarem próximos a abrigos até novas atualizações e a cancelarem eventos públicos.
Tensão no Oriente Médio
Os confrontos entre militares israelenses e o Hezbollah, que têm se intensificado ao longo dos últimos meses, levantam preocupações sobre um possível conflito regional no Oriente Médio, o que levou a esforços diplomáticos globais para tentar aliviar as tensões.
Mais cedo, as Forças de Defesa de Israel declararam que estão preparadas para responder a qualquer ataque.
Havia especulações de possíveis retaliações contra Israel após a morte de um comandante militar do Hezbollah em Beirute, capital libanesa, e o assassinato do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã, no Irã, nas últimas semanas.
Desde o agravamento das tensões na Faixa de Gaza, com o ataque do Hamas em outubro de 2023 e a subsequente resposta israelense, os ataques do Hezbollah partindo do sul do Líbano têm sido frequentes.
Na sexta-feira (23), o Hezbollah reivindicou 15 ataques contra Israel, além de reconhecer a morte de sete combatentes, sem especificar quando e onde ocorreram as baixas. De acordo com as forças armadas israelenses, 110 projéteis foram lançados do Líbano em direção a Israel nesse mesmo dia.