O dólar comercial fechou esta quinta-feira (25) em queda de 0,47%, cotado a R$ 5,1773, após o mercado reagir ao alívio nas tensões no Oriente Médio com a manutenção do cessar-fogo entre Israel e Irã. A redução da procura por ativos considerados mais seguros pressionou a moeda norte-americana para baixo no mercado brasileiro.
O indicador brasileiro da bolsa, Ibovespa, avançou 0,87%, aos 171.990 pontos. O barril do Brent, referência internacional, avançou 2,06% e fechou cotado a US$ 75,26. Já o WTI (West Texas Intermediate), referência nos Estados Unidos, subiu 2,25%, para US$ 71,92. Mesmo com a recuperação da commodity, o mercado manteve a avaliação de que o risco geopolítico permanece menor do que nos dias anteriores.
Apesar do clima mais favorável, a atenção do mercado voltou ao Oriente Médio no decorrer da sessão. Um navio de carga foi atingido por um projétil de origem ainda desconhecida próximo à costa de Omã, fato que interrompeu parte do otimismo e fez o preço do petróleo subir novamente.
No acumulado da semana, o dólar registra alta de 0,71%. No mês, a valorização chega a 3,16%. Em 2026, entretanto, a moeda norte-americana ainda acumula queda de 5,23%. O Ibovespa soma alta de 1,29% na semana, recuo de 1,89% no mês e avanço de 5,82% no ano.
