Marcelo Bielsa, técnico do Uruguai, é conhecido por sua trajetória marcada por episódios curiosos e, muitas vezes, inacreditáveis. Nesta sexta-feira (26), às 21h, ele comandará a seleção uruguaia contra a Espanha, em partida decisiva pela última rodada do Grupo H. O resultado pode definir se o Uruguai avança ou se despede do Mundial.
Antes de ser treinador, Bielsa foi zagueiro. Ele jogou no Newell’s Old Boys, no Instituto e no Argentino de Rosário, na Argentina, e se aposentou no início dos anos 1980. Como técnico, seu primeiro clube foi o Newell’s Old Boys, onde começou a construir sua reputação folclórica.
No início dos anos 1990, no comando do Newell’s, um episódio marcante aconteceu. Após uma goleada de 6 a 0 para o San Lorenzo na estreia da Libertadores, torcedores furiosos cercaram a casa de Bielsa. O técnico apareceu na porta segurando uma granada e ameaçou tirar o pino se eles não fossem embora. A estratégia funcionou, e o Newell’s chegou à final, perdendo o título para o São Paulo. Bielsa se tornou uma lenda no clube, que rebatizou seu estádio como Estádio Marcelo Bielsa.
No Leeds United, da Inglaterra, Bielsa fez seus jogadores recolherem lixo e limparem o centro de treinamento por três horas. O objetivo era mostrar o esforço de um trabalhador comum para comprar um ingresso para os jogos.
Em 2019, um funcionário do Leeds foi flagrado espionando o treino de um adversário na segunda divisão inglesa. Bielsa assumiu a responsabilidade e admitiu que espionava todos os times da competição. O clube foi multado em 200 mil libras pela federação inglesa.
Em outra ocasião, durante um jogo contra o Aston Villa, Bielsa ordenou que seus jogadores deixassem o adversário marcar um gol. O Leeds havia marcado enquanto um jogador do Villa estava caído no gramado. O empate custou caro e eliminou as chances do Leeds subir para a primeira divisão naquela temporada. Apesar disso, Bielsa conseguiu o acesso à Premier League em 2020, após 16 anos de ausência.
No Athletic Club, de Bilbao, Bielsa discutiu com um engenheiro responsável por obras no centro de treinamento. No dia seguinte, em entrevista coletiva, ele disse que havia apresentado uma denúncia contra si mesmo na polícia pelo ocorrido.
Em 2012, após perder para o Eibar, da terceira divisão espanhola, Bielsa foi ao centro de treinamento do adversário com uma caixa de papelão. Dentro, havia papéis, fitas de vídeo e anotações sobre o clube. A mensagem era que ele havia estudado o Eibar e não o desrespeitado.
Em 2016, Bielsa foi anunciado como técnico da Lazio, na Itália, mas pediu demissão dois dias depois. O motivo foi o descumprimento de uma promessa da diretoria de trazer reforços.
