O Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inaugurou, nesta sexta-feira (26), o primeiro refeitório da unidade. A expectativa é reduzir em até 45% o custo da merenda escolar, que deve cair dos atuais R$ 11 para entre R$ 6 e R$ 7.
A inauguração contou com um almoço para a comunidade acadêmica, com arroz carreteiro, vinagrete e guaraná. O refeitório começará a funcionar após o período de férias escolares.
Segundo o diretor-geral do campus, Dejahyr Lopes Júnior, antes a unidade contratava uma empresa para fornecer kits de alimentação, chamados de “merenda fria”, compostos principalmente por salgados. Com a nova estrutura, as refeições serão preparadas na cozinha do instituto, com proteína, carboidrato e fruta. “A gente consegue não só baixar o custo e quem sabe atender mais estudantes, como por exemplo os alunos do superior”, disse.
Atualmente, cerca de mil estudantes usam a merenda gratuita diariamente. A unidade atende mais de 2,5 mil alunos, dos quais entre 1,4 mil e 1,5 mil estão na faixa com obrigatoriedade de oferta de alimentação escolar.
A estudante Maria Luiza Oliveira, de 19 anos, afirmou que a inauguração atende a uma reivindicação de 14 anos. “A gente comia na área de convivência, na cantina, a gente pedia marmita de fora no almoço. Faltava um lugar adequado”, relatou.
A deputada federal Camila Jara (PT) destacou que o espaço contribui para a permanência estudantil. “Vários alunos relataram que a alimentação que eles tinham era salgado e a gente sabe que isso não é uma dieta equilibrada”, afirmou.
O vereador Landmark Rios (PT) disse que o refeitório vai além da entrega do espaço. “É dignidade para nossos alunos, professores e educadores. Há uma proposta de alimentos que virão da agricultura familiar”, informou.
O refeitório de Campo Grande é o primeiro de oito que estão sendo construídos pelo IFMS. Os campi de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas também receberão as estruturas. Naviraí e Nova Andradina já possuem espaços para servir refeições.
O investimento total nas obras é de R$ 19,9 milhões, sendo R$ 13,6 milhões do Novo PAC, do Governo Federal, e R$ 6,3 milhões de recursos próprios do IFMS. A previsão é que todas as unidades sejam entregues até o segundo semestre de 2026.
Outras iniciativas do IFMS
O IFMS também oferece cursos de inteligência artificial, drones e criação de aplicativos. Em outra frente, a instituição foi alvo de polêmica após a aprovação de um condenado por escravidão doméstica, que não assumiu o cargo de professor após pressão. O caso virou alvo de investigação do Ministério Público Federal.
