O Vaticano se prepara para receber o segundo Consistório extraordinário convocado pelo Papa Leão XIV. O evento ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho, próximo à Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, e reunirá cardeais de todo o mundo para discutir temas atuais da Igreja e da sociedade.
Os trabalhos seguirão uma metodologia “sinodal”, com os cardeais divididos em 20 grupos. Eles participarão de quatro sessões dedicadas a temas específicos. A organização pediu “confidencialidade” máxima sobre o conteúdo dos debates para garantir um clima de diálogo fraterno.
A primeira sessão, na manhã do dia 26, terá como ponto de partida a pergunta: “Em que mundo somos chamados a anunciar o Evangelho?”. O cardeal Grzegorz Ryś, arcebispo de Cracóvia, fará uma meditação bíblica. Em seguida, os grupos discutirão os sofrimentos e tensões que afetam as comunidades e os sinais de esperança que podem ser compartilhados.
Na tarde do mesmo dia, a segunda sessão abordará “A cultura do poder e a civilização do amor”. O cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, apresentará o tema com base na encíclica do Papa Leão XIII, “Magnifica humanitas”.
No sábado, dia 27, a terceira sessão terá como foco “Construir no bem: os canteiros do nosso tempo”. O cardeal Stephen Brislin, arcebispo de Joanesburgo, será o responsável pela introdução. Os grupos debaterão as divisões que dificultam o bem comum e as iniciativas que a Igreja pode tomar.
A quarta e última sessão, também no sábado à tarde, ocorrerá na Nova Sala do Sínodo. O tema será “O caminho de implementação do Sínodo”, com introdução do cardeal Mario Grech, secretário do Sínodo. O debate se baseará no documento “Rumo às Assembleias Sinodais 2027-2028”.
O Consistório terá início na sexta-feira com uma missa presidida pelo Papa na Basílica de São Pedro. O jantar de encerramento com o Pontífice está previsto para o final do sábado. A imprensa não terá acesso aos trabalhos, e os cardeais foram orientados a não dar declarações durante o evento.
